ATUALIDADES 15/05/2017 - 18:05 - Jocyelma Santana - PGE/TO

PGE Sérgio do Vale participa de entrega de escritura para Hospital do Câncer do Tocantins

Para o governador é um momento histórico, porque marca o primeiro passo para implantação de uma instituição, no centro do país, tida como maior referência em pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil Para o governador é um momento histórico, porque marca o primeiro passo para implantação de uma instituição, no centro do país, tida como maior referência em pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil - Lia Mara - Governo do Tocantins
PGE assina documento de escritura do terreno PGE assina documento de escritura do terreno - Jorge Valeriano - Governo do Tocantins

O procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale, participou nesta segunda-feira, 15, do ato oficial de entrega da escritura do terreno para construção do Hospital do Câncer do Tocantins. A solenidade foi no gabinete do governador Marcelo Miranda, no Palácio Araguaia, com a presença do presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, da primeira dama do Estado e deputada federal, Dulce Miranda, de idealizadores do projeto e secretários de Estado.

O “Hospital do Amor” será implantado na quadra 1101 Sul de Palmas, em uma área de 76 mil metros quadrados, e a expectativa é que até 2020 esteja em funcionamento. ”Um momento histórico, porque marca o primeiro passo para a implantação de uma instituição no centro do país, tida como maior referência em pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil”, disse Marcelo Miranda. O governador disse ainda que a iniciativa é fruto de uma mobilização de vários setores. “Essa obra envolverá toda a sociedade organizada: prefeitura de Palmas, os parlamentares federais, estaduais, empresários e os municípios tocantinenses. É, certamente, uma obra de Deus, que nos deixa entusiasmados”, pontuou.

Henrique Prata elogiou o empenho do governo do Estado pela sensibilidade e disposição para viabilizar a doação da área. “O terreno é excelente e agora a expectativa é buscarmos recursos para implantação. Não adianta montarmos uma ótima estrutura física, se não contarmos como profissionais altamente qualificados”, frisou ele, adiantando que o atendimento aos pacientes será 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O empresário Rubens Carvalho, um dos idealizadores do processo de implantação da unidade de saúde em Palmas, destacou que o hospital é muito importante para toda a região, como Pará, Maranhão, Bahia, Piauí e outros porque vai encurtar a distância para as pessoas que procuram tratamento no Estado de São Paulo. “Nós vamos diminuir no mínimo dois mil quilômetros para os pacientes que precisam de tratamento em Barretos”, ressaltou ele, explicando que a partir de agora é necessário usar da criatividade para levantar os recursos necessários para implantação do hospital.

Segundo o presidente da entidade mantenedora, Henrique Prata, a unidade será construída em uma área de 76,240 mil metros quadrados, sendo que 54.240 metros quadrados doados pelo Governo do Estado e 22 mil metros quadrados pela Prefeitura de Palmas. Contará com 15 mil metros de área construída e vai abrigar uma equipe de 756 funcionários e 195 médicos. Ainda segundo o presidente, a implantação de toda a estrutura física e de equipamentos está estimada em R$ 100 milhões.

(Com informações de Jarbas Coutinho - Governo do Tocantins)