ATUALIDADES 30/05/2017 - 09:52 - Jocyelma Santana - PGE/TO

Regularização fundiária foi tema principal de reunião entre governo do Estado e prefeitura de Palmas

A reunião, realizada no Palácio Araguaia, foi coordenada pelo secretário de Estado de Articulação Política, João Emídio, e pelo deputado licenciado Ricardo Ayres, secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais A reunião, realizada no Palácio Araguaia, foi coordenada pelo secretário de Estado de Articulação Política, João Emídio, e pelo deputado licenciado Ricardo Ayres, secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais - Washington Luiz - Governo do Tocantins
1 pge_400.jpg 1 pge.jpg -

O Procurador-Geral do Estado, Sérgio do Vale, participou nesta segunda-feira, 29, de reunião entre representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Palmas. O encontro serviu para discutir temas de interesse comum com ênfase na regularização fundiária do município, visando a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica que será assinado posteriormente pelo governador Marcelo Miranda e o prefeito da capital, Carlos Amastha.

A regularização fundiária de Palmas deverá beneficiar pelo menos 20 mil famílias. A reunião, realizada no Palácio Araguaia, foi coordenada pelo secretário de Estado de Articulação Política, João Emídio, e pelo deputado licenciado Ricardo Ayres, secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais. Representando também o Governo do Tocantins, além do procurador-geral, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Luiz Antônio da Rocha; o presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Júlio Cesar Machado; o diretor-presidente da Companhia Imobiliária do Tocantins (TerraPalmas), Aleandro Lacerda; o presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Jota Patrocínio; o secretário de Estado da Infraestrutura e Serviços Públicos e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Sérgio Leão; e ainda o superintendente de desenvolvimento econômico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Vilmar Carneiro.

Além dos gestores, estiveram presentes ainda equipes técnicas da Secretaria de Estado da Fazenda, do Itertins e da TerraPalmas. Representando a Prefeitura de Palmas estavam o procurador geral do Município, Públio Borges; o secretário municipal de finanças públicas, Cristiano Zini; e o secretário-chefe da Casa Civil, Adir Gentil.

Além da regularização fundiária, outras medidas precisarão ser autorizadas pela Assembleia ou pela Câmara Municipal. Ricardo Ayres ressaltou que a regularização só pode ocorrer em Palmas por meio de um esforço conjunto entre o Estado e o Município, não só sob o ponto de vista técnico, mas também porque muitas situações estão judicializadas.

O secretário de Estado da Articulação Política, João Emídio, afirmou que o diálogo com a prefeitura busca dar andamento a antigos problemas da Capital. “A principal demanda apresentada pelo Governo e Prefeitura de Palmas é a regularização fundiária, além de ciência, tecnologia e infraestrutura, que eram assuntos pendentes há vários anos e que serão, com certeza, solucionados. Estamos aqui hoje [segunda, 29] para colaborar e resolver esses problemas e mostrarmos que estamos abertos, não só para a Capital, mas para todos os municípios tocantinenses”, ressaltou, acrescentando que cada secretaria irá tratar de suas devidas questões e “juntamente com a Prefeitura elaboraremos esse Termo de Cooperação Técnica que será importante para a população de Palmas, trazendo as devidas ações que a comunidade palmense espera”, conclui João Emídio.

As equipes técnicas do Estado e da Prefeitura de Palmas realizarão reuniões temáticas ainda nesta semana, dando andamento nas discussões.

Com informações de Élvio Marques/Governo do Tocantins