ATUALIDADES 29/11/2018 - 17:10 - Thelma Maranhão - Jornalista/PGE/TO

Médico urologista participa de roda de conversa sobre prevenção durante II Semana da Saúde do Homem da PGE

Médico urologista participa de roda de conversa sobre prevenção durante II Semana da Saúde do Homem da PGE Médico urologista participa de roda de conversa sobre prevenção durante II Semana da Saúde do Homem da PGE - Ascom/PGE
PGE Nivair Borges no encerramento da II Semana da Saúde do Homem da PGE PGE Nivair Borges no encerramento da II Semana da Saúde do Homem da PGE - Ascom/PGE
Estande da Suprafarma com oferta de produtos Estande da Suprafarma com oferta de produtos - Ascom/PGE

Finalizando a programação da II Semana do Homem na Procuradoria Geral do Estado, o urologista Paulo Faria, numa roda de conversa com os servidores do órgão, nesta quinta-feira, 29, fez esclarecimentos acerca do câncer de próstata.

Ele conduziu a palestra centrando o foco na conscientização dos riscos da doença e da necessidade de se fazer os exames preventivos, sobretudo o exame da próstata ao menos uma vez por ano, para aqueles cuja faixa etária, já atingiu os 50 anos.

Durante sua explanação, o médico fez um apanhado geral sobre a doença, como se desenvolve, os sintomas, os tratamentos e, principalmente, alertou para a importância de se adotar um estilo de vida mais ‘light’, diminuindo o consumo de gordura, que segundo ele, é um vilão da doença.

Outro assunto abordado foi quanto a quebra de paradigmas, de enfrentamento, sobretudo numa sociedade machista latinoamericana e que ainda cultiva muitos tabus a respeito do exame. “O mais importante é se cuidar e se prevenir de doenças”, alertou, uma vez que a doença avança em ritmo alarmante.

Para surpresa da maioria dos participantes, o urologista informou que o câncer de próstata é o segundo câncer com maior incidência no país, só perdendo para o câncer de melanoma. Por isso, a necessidade de “não postergar a ida ao médico, principalmente aqueles que têm casos na família”. O ponto positivo é que apesar da doença ranquear as primeiras posições, o número de óbitos não teve alteração nos últimos anos. 

Suprafarma
Com um estande montando no hall de entrada da PGE, a Farmácia de Manipulação Suprafarma apresentou parte dos produtos que disponibiliza ao consumidor: protetores solares e colágeno verisol - indicado para diminuição de rugas, flacidez, linha de expressão e fortalecimento dos cabelos e unhas. Além dos outros produtos que comercializa como ômega 3, complexo polivitamínico, proteínas, dentre outros.