ATUALIDADES 08/03/2018 - 16:28 - Thelma Maranhão - Jornalista PGE

PGE promove evento alusivo ao Dia da Mulher

Copos personalizados foram entregues à todas as servidoras Copos personalizados foram entregues à todas as servidoras -
PGE Sérgio do Vale enfatizou a luta da mulher ao longo dos anos PGE Sérgio do Vale enfatizou a luta da mulher ao longo dos anos -
Subprocuradora do Centro de Estudos, Elyane Monteiro, parabenizou as mulheres pela data e agradeceu o apoio para organização do evento Subprocuradora do Centro de Estudos, Elyane Monteiro, parabenizou as mulheres pela data e agradeceu o apoio para organização do evento -
PGE Sérgio do Vale entrega copos personalizados como lembrança PGE Sérgio do Vale entrega copos personalizados como lembrança -

O dia 8 de março começou cedo na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Mas, ao invés do trabalho rotineiro, a PGE organizou uma manhã festiva para celebrar o Dia Internacional da Mulher e, sobretudo, homenagear as servidoras do órgão, que tem seu quadro formado pela maioria de mulheres, trabalhando na defesa do Estado do Tocantins.

Por meio da Subprocuradoria do Centro de Estudos, Joaquim Cavalcante Lima, a PGE promoveu diversos eventos, na sede da instituição, durante o período da manhã desta quinta-feira. A iniciar por um culto ecumênico, seguido de um café da manhã, oferecido a todos os servidores, e, por último, uma palestra direcionada às mulheres.

A subprocuradora-geral Irana Coelho Aguiar abriu a solenidade parabenizando a todas as servidoras pela data, ao tempo que enalteceu a bravura com que elas desempenham suas jornadas de trabalho, às vezes dupla, tripla, mas sempre sem perder o foco, a ternura.

Em seguida, o procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale, enfatizou a luta da mulher ao longo dos anos, como também exaltou a sua importância e o seu poder de decisão nas mais diversas situações. E observou que nesta data a mulher tem seu valor reconhecido, mas criticou que “não só hoje deveriam ser lembradas, mas rotineiramente. Pois elas é quem nos dão a direção, o rumo, a vida. Elas são a base”.

Discorrendo sobre o tempo quaresmal, o diácono Cláudio Flatin, falou da necessidade de as pessoas se prepararem para a Páscoa, que é o momento mais importante desse período. Também lembrou que essa caminhada é feita de oração, jejum e caridade. E que a mulher, como esteio da casa, é a responsável por conduzir sua família a exercitar essas práticas.

O responsável pela subprocuradoria Administrativa, Nivair Borges, que é pastor, relembrando a passagem bíblica da mulher adúltera, afirmou que Jesus não condena, não julga, ele perdoa. Concluiu o momento de oração, rogando a Deus força para a mulher continuar sua batalha na busca dos seus direitos, mesmo às custas das tentações do mundo e do fardo cotidiano.

A procuradora aposentada e vice-presidente da OAB, Lucélia Sabino, transmitiu um recado da Comissão da Mulher Advogada. Citando diagnósticos que apontam para o alarmante número de violência doméstica, ela conclamou a ajuda de todas as pessoas, principalmente das mulheres a estimularem outras mulheres, que sofrem abusos, a denunciar essas agressões, antes que seja tarde.

Para finalizar, o microfisioterapeuta Gustavo Seimetz, proferiu a palestra ‘Como manter-se saudável em mundo doente’. O evento também contou com a colaboração dos servidores Ivonete Lopes e Mateus Macedo que ao som de voz e violão, animaram a manhã.

Durante a tarde, teve distribuição de copos personalizados a todas as servidoras, oferecidos pelo procurador Sérgio do Vale, e sorteio de brindes, uma promoção do Centro de Estudos. A procuradora Elyane Monteiro, subprocuradora do Centro de Estudos, finalizou o evento parabenizando a todas as mulheres pela data e agradecendo ao todos os envolvidos na organização.