Notícias 25/10/2019 - 15:11 - Thelma Maranhão - Jornalista PGE/TO

Outubro Rosa na PGE: ação teve palestra e distribuição de brindes

Subprocuradora Elyane Monteiro agradece palestrantes Subprocuradora Elyane Monteiro agradece palestrantes - Thelma Maranhão - Jornalista PGE/TO
Mulheres da PGE/TO participaram de palestra sobre prevenção ao câncer de mama Mulheres da PGE/TO participaram de palestra sobre prevenção ao câncer de mama - Thelma Maranhão - Jornalista PGE/TO
Programação diversificada para destacar Outubro Rosa Programação diversificada para destacar Outubro Rosa - Thelma Maranhão - Jornalista PGE/TO
Stand com semijoias Stand com semijoias - Thelma Maranhão - Jornalista PGE/TO
Stand com mostra de cosméticos Stand com mostra de cosméticos - Thelma Maranhão - Jornalista PGE/TO

Envolvida na campanha nacional alusiva ao Outubro Rosa, a Procuradoria-Geral do Estado, por meio da Subprocuradoria do Centro de Estudos, promoveu um evento sobre a prevenção do Câncer de mama, na manhã desta sexta-feira, 25, no auditório da Instituição. A Enfermeira Vilma de Moraes, voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer, ministrou palestra aos servidores, orientando-os para a prevenção da doença e sobre os cuidados que se dever ter para evitá-la.

Segundo ela, a prevenção se dá de duas formas: primária e secundária. A primária, refere-se à prática de hábitos de vida saudável; exercícios físicos regulares; amamentação no primeiro ano de vida do recém-nascido; dieta balanceada e, principalmente, combate ao stress.

Sobre a prevenção secundária, a enfermeira reiterou a mamografia, como sendo a principal indicação para rastrear o CA de mama; a necessidade de se fazer o autoexame, que de acordo com a demonstração dela, é rápido e simples, porém importante para se detectar precocemente a doença, além do exame clínico, realizado por profissional de saúde qualificado.

Uma vez diagnosticada a doença, a profissional orientou que, apesar da gravidade, a pessoa deve ter calma e tranquilidade, e partir para os procedimentos a serem realizados para iniciar o tratamento, que varia de acordo com o estágio da doença - que vai do 0 ao 4.

Outra situação abordada pela voluntária, foi com relação ao apoio necessário que deve ser oferecido à vítima dessa enfermidade, vez que submetida ao tratamento - que é muito agressivo -, ela fica extremamente fragilizada, sensível e precisando de todo tipo de atenção, principalmente dos familiares e amigos mais próximos.

A secretária da Liga, Maria de Jesus Mendes, lembrou que a entidade recebe doações de vários tipos: cestas básicas, kits de higiene pessoal, como escova de dente, absorventes, sabonete, creme dental, cortador de unha, hidratante e desodorante, além de um item especial – cabelo -, para a confecção de peruca, que é uma das formas mais importantes para restabelecer a autoestima das pacientes. Ela também reforçou o convite para ser voluntário da liga, que basta somente comparecer à sede da Liga, que fica na mesma rua do Hospital Geral de Palmas (HGP), e preencher um cadastro.

A Subprocuradora do Centro de Estudos, Elyane Monteiro, responsável pela realização do evento, agradeceu a presença dos servidores e das profissionais, que prontamente atenderam a solicitação da PGE. Seguindo a programação, ela procedeu o sorteio de brindes, oferecidos pelas servidoras Mariana, Franciane e Elitiana, que também trabalham com vendas de semijóias e produtos cosméticos.

Ao final, as voluntárias da Liga, ofereceram, a preços simbólicos, alguns artigos para ajudar no custeio da entidade. As servidoras Franciane Marques e Mariana Nicolau também expuseram os produtos que revendem para as mulheres, presentes no auditório.

No hall de entrada da PGE ainda foi montado, durante a manhã desta sexta, um stand da Empresa Eqlibre Cosméticos Orgânicos e Aromaterapia. A colaboradora da loja, Ana Beatriz, apresentou os produtos, compostos de óleos essenciais, hidratantes, sabonetes, argilas, e cosméticos sem metais pesados (parabenos, alumínio, derivados de petróleo, cheiro e corantes artificiais), encontrados especialmente na linha de maquiagem.

Veja mais na Galeria de Fotos