Notícias 31/10/2019 - 17:10 - Thelma Maranhão

PGE encerra mês de outubro com palestras

Subprocurador-geral, Marcio Junho, agradece aos presentes ao evento Subprocurador-geral, Marcio Junho, agradece aos presentes ao evento - Thelma Maranhão
Esteticistas ministram palestra sobre rejuvenescimento Esteticistas ministram palestra sobre rejuvenescimento - Thelma Maranhão
Lorrayne Tavares doa serviço Lorrayne Tavares doa serviço - Thelma Maranhão
Dona Raimunda, sorteada com limpeza de pele Dona Raimunda, sorteada com limpeza de pele - Thelma Maranhão

Para encerrar o mês de outubro, a Procuradoria-Geral do Estado, por meio da Subprocuradoria do Centro de Estudos, engajada na campanha alusiva ao Outubro Rosa, promoveu na tarde desta quinta-feira, 31, uma palestra sobre rejuvenescimento. O tema foi conduzido pelas formandas do Curso de Estética e Cosmética da Ulbra, Nayan Sílvia, Iolanda Alves e Vanessa Braga. O subprocurador-geral, Marcio Câmara Junho, deu as boas-vindas às profissionais, agradeceu aos servidores presentes e fez a abertura do evento.

A esteticista Nayan Sílvia, começou sua explanação lembrando que o outubro rosa não se refere apenas a cuidados com a mama, mas com a mulher no seu todo. Segundo ela, o envelhecimento é intrínseco e extrínseco. O intrínseco, vem de dentro para fora, cujo fator genético tem grande influência.
Ao passo que o envelhecimento extrínseco, é provocado por fatores externos, como tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, exposição solar sem a devida proteção, além dos radicais livres.

A futura esteticista Vanessa Braga, recomenda que para retardar o envelhecimento precoce, é necessário o consumo severo de água, aliado à utilização do filtro solar, que é responsável por bloquear a ação dos raios UVA, UVB e UVC. Ela lembra que é preciso estar atento aos cuidados preventivos, uma vez que o organismo deixa de produzir colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza da pele, aos 25 anos de idade.

Já Iolanda Alves, destacou alguns tratamentos que estimulam a produção de colágeno, como a rádiofrequência, o microagulhamento e a utilização das argilas, que podem ser encontradas em vários tons. A verde, que tem efeito adstringente, e é recomendada para pele acnéica; a branca, utilizada em pele seca, é responsável pelo clareamento; a rosa que contribui para a nutrição, e a cinza ou preta, que tem efeito antioxidante, e ajuda a retardar o envelhecimento.

Ela também indicou as terapias alternativas complementares, a exemplo da auricoloterapia, as ventosas, pedras quentes, óleos essenciais e aromaterapia, que ajudam a amenizar dores, aliviar stress, e auxiliam no relaxamento corporal. Esses tratamentos podem ser utilizados por todas as pessoas adultas, com exceção das mulheres grávidas, que precisam ser avaliadas e recomendadas por um profissional habilitado..

Ao final, a Subprocuradoria do Centro de Estudos procedeu o sorteio de uma limpeza de pele, doada pela servidora da Aproeto, a esteticista, Lorrayne Tavares. A servidora Maria Raimunda Alves da Silva, mais conhecida como dona Raimundinha, foi a sortuda da vez.