Notícias 14/05/2019 - 18:47 - Jocyelma Santana - Jornalista PGE/TO

Procuradora do Estado aposenta e ganha despedida emocionada dos colegas na PGE

A procuradora Vânia agradeceu todas as palavras dos colegas e servidores A procuradora Vânia agradeceu todas as palavras dos colegas e servidores - Lorrayne Tavares - Aproeto
Subprocurador-Geral Márcio Junho falou em nome do PGE Nivair Borges Subprocurador-Geral Márcio Junho falou em nome do PGE Nivair Borges - Lorrayne Tavares - Aproeto
Procuradora Elyane Monteiro falou em nome do Centro de Estudos Procuradora Elyane Monteiro falou em nome do Centro de Estudos - Jocyelma Santana - Jornalista PGE/TO
Assessora Cristiane Barbosa agradeceu a parceira na Subprocuradoria Administrativa Assessora Cristiane Barbosa agradeceu a parceira na Subprocuradoria Administrativa - Jocyelma Santana - Jornalista PGE/TO
Procuradora do Estado aposenta e ganha despedida emocionada dos colegas na PGE Procuradora do Estado aposenta e ganha despedida emocionada dos colegas na PGE - Jocyelma Santana - Jornalista PGE/TO

Na tarde desta terça-feira, 14, servidores, assessores e procuradores do Estado participaram de uma bonita cerimônia de despedida da procuradora do Estado, Vânia Lúcia Maciel Mendes Milhomem, no auditório da Procuradoria Geral do Estado do Tocantins, em Palmas(TO). A procuradora se aposentou depois de mais de 30 anos de contribuição previdenciária, a maior parte deste tempo, atuando na PGE/TO.

Os agradecimentos foram encabeçados pelo subprocurador-Geral Márcio Junho Pires Câmara, que, em breves palavras, destacou os anos de dedicação da procuradora ao Estado, sempre com presteza, competência e sabedoria. 

Ao usar a palavra durante a cerimônia, a procuradora do Estado Irana Coelho Aguiar, mencionou a alcunha de  "irmãzinha", jeito carinhoso com que sempre se trataram, considerando o relacionamento muito próximo construído ao longo de quase 28 anos trabalhando juntas. "Sentiremos saudades", disse Irana.

Já Elyane Monteiro destacou o sentimento 'agridoce' da aposentadoria, misto de alegria e tristeza, reforçando que Vânia foi eficiente no papel que desempenhou na PGE, e que, mesmo com as "pequenas rusgas" que tiveram, ao longo do tempo que atuaram juntas na Subprocuradoria Administrativa, nasceu uma grande e sincera amizade. A sinceridade constante e a disposição para o trabalho foram mencionadas pelo presidente da Associação de Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto), Rodrigo de Meneses dos Santos, como qualidades admiráveis da colega. 

A procuradora do Estado Fernanda Panno também usou a palavra e destacou a amizade, a união das famílias de ambas, as viagens e desejou felicidade na nova etapa de vida. Em nome dos procuradores aposentados, Thaís Ramos Rocha, desejou que a amiga aproveite o tempo disponível para encontrar outras atividades que foram deixadas de lado, enquanto estava ativa no serviço público.  

A servidora Cristiane Barbosa Leitão Martins, que no último ano trabalhou diretamente com a procuradora Vânia Milhomem, se disse agradecida pelo aprendizado, pelas conversas, pelas orientações. Por último, para fechar a parte dos agradecimentos, o médico José Mendes de Aguiar Neto, marido da procuradora aposentada, agradeceu o apoio e o respeito que a esposa conquistou atuando na PGE. 

Depois das homenagens e do carinho demonstrados, de forma emocionada e tranquila, a procuradora Vânia Lúcia fez um breve apanhado histórico de sua trajetória profissional, destacando os desafios dos primeiros anos de atuação na PGE/TO. Em seguida, os participantes apreciaram delicioso coquetel, organizado pelas assessoras da Subprocuradoria Administrativa Ivonete Lopes e Cristiane Barbosa Leitão. 

Confira galeria de fotos

Biografia

Vania Lúcia nasceu em Miracema do Tocantins, mas cresceu em Paraíso do Tocantins. Em Goiânia, formou-se em Direito, em 1986, pela Católica de Goiás. É também pós-graduada em Processo Civil.

A carreira profissional foi iniciada ainda em Goiás, como assessora da Procuradoria Geral de Goiânia, e também atuando numa banca de advogados privados. Em 1991, logo após a criação, retornou para o Tocantins. Em 1994, foi aprovada no primeiro concurso de procurador da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, nesse órgão, foi, em três oportunidades, assessora especial do gabinete do Procurador-Geral e também coordenadora da sub procuradoria administrativa. Em agosto de 2018 completou 30 anos de contribuição.

É casada com o médico José Mendes de Aguiar Neto e tem dois filhos, Paulo Arthur e José Victor.