Notícias 27/10/2020 - 11:05 - Thelma Maranhão

Servidora da PGE alerta: uma vida tranquila começa com o autocuidado

5F2AB9B4-2769-4C56-A568-0B6FF3B05CCB.jpeg 5F2AB9B4-2769-4C56-A568-0B6FF3B05CCB.jpeg -

A Campanha do Outubro Rosa, além de chamar a atenção sobre os riscos do câncer de mama, abrange também outros temas da saúde da mulher. Baseado nisso, a servidora da PGE há mais de 25 anos, Raimunda Alves, compartilha a experiência de uma lesão no colo do útero, por qual passou no ano passado.

Apesar de a doença não ter evoluído para um quadro mais agressivo, de câncer, a história de Dona Raimundinha, como é carinhosamente conhecida, tem muito a alertar, além de demonstrar mais uma vez que estamos JUNTAS para nos apoiar nos momentos difíceis.

Dona Raimundinha ficou aproximadamente quatro anos sem fazer as consultas e os exames rotineiros, fato que contribuiu para o agravamento da lesão, mas por sorte não evoluiu para um câncer de colo de útero, que era a sua maior preocupação. 

Para ela, a angústia durante os seis meses do tratamento até a cirurgia para a retirada do útero e o resultado negativo da biópsia, foi determinante para que ela fique mais atenta a sua saúde. 

Ela assegura que foram dias muito difíceis, de tristeza, medo, insegurança, dúvida por não saber se o resultado seria bom ou não. Além do medo da doença, do tratamento, se venceria. "Foram os piores dias da minha vida, mas o Senhor se compadeceu de mim e me deu outra chance".

Outro fator importante, foi a agilidade para a cirurgia. Se tivesse que ser realizada pela rede pública, muito provavelmente, ela ainda estaria aguardando a sua vez, pois estava classificada numa lista de espera longa. Mas, as procuradoras ao saber da situação, se mobilizaram fazendo uma cotização entre os procuradores e pagaram a cirurgia num hospital particular. 

Por isso que dona Raimundinha não cansa de afirmar, que "abaixo de Deus, a família e os amigos, são o verdadeiro porto. E naquele momento difícil, os meus amigos da PGE, me pouparam de mais sofrimento, conseguindo a cirurgia num tempo rápido. A eles, a minha eterna gratidão!"

Essa é uma campanha da PGE, com a parceria da Aproeto. 

#outubrorosa #JUNTAS # pgeto #aproeto #procuradoras