Notícias 21/11/2020 - 15:12 - Jocyelma Santana - Jornalista PGE/TO

Discurso do Procurador-Geral do Estado Nivair Borges na posse de novos procuradores do Estado

Nivair Borges abriu solenidade com discurso Nivair Borges abriu solenidade com discurso - Antônio Gonçalves - Governo do Tocantins

Discurso – Posse Novos procuradores do Estado - PGE/TO

SENHORAS E SENHORAS, BOM DIA!

CUMPRIMENTO A TODOS OS PRESENTES EM NOME DE SUA EXCELÊNCIA, O GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - ANTONIO ANDRADE. (Seguem cumprimentos...)

Quero começar minhas poucas palavras nesta solenidade, dando boas vindas às autoridades, civis, militares e eclesiásticas presentes. Também estendo meus cumprimentos aos secretários de estado, na pessoa do meu amigo secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; também o faço a deputados estaduais e federais presentes.

Um salve especial aos meus pares da Procuradoria Geral do Estado do Tocantins, procuradores do Estado, servidores técnicos e administrativos.

Por fim, cumprimento todos os demais convidados, autoridades de outros Estados da Federação, e familiares dos procuradores do Estado que tomarão posse.

Eu quero começar minhas palavras tomando um trecho do conhecido líder negro Nelson Mandela, e o faço num dia bem propício, hoje, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra.  

Mandela, ex-presidente sul-africano, escreveu:

“Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar”.

Pois bem. Desde que assumi o comando da Procuradoria Geral do Estado, em abril de 2018, eu passei a entender, na prática que os desafios na defesa do Estado do Tocantins são como montanhas muito altas, que vencemos. Sempre  e quase diariamente, outras montanhas até maiores e mais difíceis vão surgindo.

E vocês, senhores empossados, nos ajudarão nesta escalada de agora pra frente.

Muitos dos obstáculos que enfrentamos foram e são superados graças ao esforço coletivo, de procuradores do Estado, junto com uma equipe coesa, formada por assessores, analistas judiciários, técnicos administrativos e pessoal de apoio.

Para os senhores presentes, eu quero fazer uma memória recente. Neste mesmo auditório, em 2019, nós celebramos os 30 anos da Procuradoria Geral do Estado do Tocantins.  Foi uma festa linda, com momentos emocionantes que vivemos aqui, homenageando colegas aposentados, autoridades de outros poderes que atuaram para o fortalecimento da PGE, ex-procuradores-gerais e todos aqueles que dedicaram os melhores anos de suas vidas na defesa do Tocantins.

Valeu e vale a pena defender a PGE.

Agora falando do tempo presente.

Queremos fechar o ano de 2020, com melhores resultados do que os divulgados no nosso relatório anual de 2019. E já começamos a ver que vamos alcançar esta meta de produtividade, agilidade e resolutividade.

2020 foi um ano difícil de respirar. Literalmente. Mas vejam algumas vitórias que alcançamos: (CITAR ALGUNS))

  • Atuação para regularização fundiária de quadras do plano diretor de Palmas
  • Liberação de aeronave apreendida em operação da Polícia Federal para uso durante a pandemia da Covid 19 no transporte de doentes
  • Manutenção do Estado no cadastro de adimplentes da União
  • Liberação de recursos de contas judiciais para a conclusão de importantes obras públicas
  • Nomeação e posse de mais procuradores do Estado aprovados no 3º Concurso Público

No aspecto do quadro funcional, começamos 2020 com 10 novos procuradores em atividade, nomeados e empossados pela atual gestão. Jovens que em sua maioria estão presentes aqui hoje, chegaram cheios de gás, prontos para reforçar nosso time, nossa equipe, que foi e é sempre tão afiada, produtiva e presente.

Esta nova etapa de posses é fruto do empenho pessoal do governador Mauro Carlesse. Que deseja ver uma Procuradoria Geral do Estado cada vez mais forte, mais atuante, como principal banca de defesa dos interesses judiciais e extrajudiciais do Estado do Tocantins.

Eu quero reconhecer aqui – de público – mais este brilhante passo do trabalho sério executado pela Comissão Organizadora do Certame, comandada pela procuradora do Estado Lívia Ferraz Tenório aqui presente.

Mas não somos ingênuos. Nosso trabalho é discreto, silencioso, muitas vezes dolorido, sofrido. Nem todos sabem o que fazemos. E qual a importância do que defendemos.

Tenham certeza senhores de uma informação, que é corrente entre nós da PGE: temos nesta Instituição os melhores advogados públicos do Tocantins. Selecionados a dedo, em concursos transparentes. Gente que não mede esforços em cumprir suas atribuições constitucionais, nas mais diferentes funções.

Nesta pandemia, não paramos. Pelo contrário. Em home office, tivemos elevada produtividade. Contribuindo para implementação de políticas públicas voltadas para o controle da pandemia da Covid 19, inclusive, proporcionando ainda economicidade aos cofres públicos, e, por conseguinte, ao cidadão.

Já estamos nos reunindo para traçar as metas que queremos alcançar em 2021. Agora com mais procuradores do Estado, tenho certeza de que vamos alcançar.

Sempre com o foco da defesa dos interesses do Estado e do cidadão tocantinense.

Estou caminhando para encerrar estas palavras.

Mas antes, quero mais uma vez, agradecer e reconhecer o empenho do Poder Executivo, na pessoa do governador Mauro Carlesse; do Poder Legislativo – na pessoa do presidente da Assembleia, neste ato governador em exercício, Antonio Andrade, na análise da legislação estadual; e do Judiciário, também parceiro na vigilância e implementação.

Queremos agradecer aqui também o olhar atento dos companheiros da instrumentalização da Justiça: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado.

Bom agora sim, vou encerrar minhas palavras com uma frase de Santo Agostinho: “A esperança tem duas filhas lindas – a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.”

Carrego estas duas comigo: não tolero injustiças e tenho coragem de sobra para enfrentar adversidades.

Espero contar com todos vocês nesta luta!!!

Em nome da Procuradoria Geral do Estado do Tocantins: - Obrigado! Obrigado!!